Primeira newsletter como PF #01
Finalmente uma que não tenho que aprovar com ninguém. Enjoy. ☄️
Tempo de leitura: 5 minutos
Hello, substackers!
Depois de alguns anos trabalhando com mkt e conteúdo, aprendi que escrever é a melhor ferramenta para organizar meus pensamentos e memorizar conhecimento. Outro dia vi uma frase que falava assim:
You can't write what you can't say.
And you can't say what you don't understand.
If it's too difficult to write, that means you don't understand what you're saying (yet). – Nicolas Cole
Então, seja bem-vinda (o) ao meu caderno de anotações 😌 Espero que você use este espaço para roubar referências e ter um novo pov (talvez mais positivo) sobre marketing de influência, vida no trabalho, e talvez outras pautas quentes da internet.
Deixa eu me apresentar,
Eu sou a Gabi Coffoni, trabalho com marketing e influência há 8 anos, e há 10 com comunicação nas áreas de moda e beleza. Formada em Design de Moda, e marketeira por vocação, sou head de marketing na LTK BR – plataforma de monetização para criadores de conteúdo. Já fui professora na FAAP, palestrante na ESPM, IED, Ebac, e outros eventos da indústria, pra falar de um dos meus assuntos preferidos: Creator Economy e Marketing de influência.
Better late than never
Escrevo newsletters há alguns anos como PJ, mas toda vez que pensava em escrever algo na PF, sempre achava que precisava de um planejamento super estruturado – tópicos exatos, cadência correta, pesquisas super detalhadas — afinal queremos mostrar que somos sérios sobre nosso trabalho.
Porém, lembrei de algo que eu mesma digo pras Creators da LTK quando elas falam não ter tempo pra postar conteúdo: Se comprometer com uma pequena ação diária.
Por isso, como já faz parte do meu trabalho pesquisar sobre descobertas, referências e novos pov's do mercado, farei o melhor para compartilhar por aqui. 😉
💭 Pra pensar
Esse podcast com Mel Robbins e Dr. K. se encaixou bem com o assunto e talvez te ajude a botar aquele side project em prática.
“Quanto mais você se dedicar às suas ações em vez dos resultados, mais fácil será sua vida e maior será o controle sobre o seu comportamento.”
Em resumo:
Mentalizar sua meta causa desmotivação: Estamos acostumados a priorizar os resultados (notas, peso ideal, seguidores), mas é isso que leva à exaustão e falta de motivação. E aí, quando o esforço não mostra o resultado esperado (ex: estudar e ir mal na prova) e o cérebro não vê as recompensas imediatas, ele associa a ação como inútil, desmotivando a gente a continuar.
O segredo é se concentrar em uma ação diária: Focar nas pequenas ações diárias e não no resultado final. Ex: "Quero ficar sóbrio por um ano" não é uma ação prática, mas "evitar beber hoje" é tangível e alcançável.
Encare cada ação de maneira isolada. Ex: Enviar a 100ª proposta de parceria é literalmente a mesma tarefa que a 1ª.
Ou seja, muitas vezes o peso emocional de "fracassos acumulados" é uma construção mental nossa, e não a realidade.
🪐 Melhores abas da semana
📌 Manu Cit, a empreendedora de R$ 20 milhões. Aos 20 anos, a influenciadora tem mais de 3 milhões de seguidores e faz publicidade para 20 marcas, além de ser sócia de três empresas.
📌 Vazamento Planilha dos Influenciadores. Vou deixar pra comentar essa em uma NL separada, mas eu achei interessantíssimo ela viralizar, a ponto dos próprios influencers sentirem a necessidade de se justificarem publicamente rs. Por enquanto, só assistindo de camarote. PDF dela aqui.
📌 Relatório de Tendências de Marketing para Criadores de Conteúdo da LTK para 2025.
📌 Indústria da beleza ou indústria das blogueiras? Artigo da Exame vai de Camila Coutinho a Vic Beauté e Beleza na Web para explicar por que as blogueiras têm dominado o mercado da beleza, enquanto se tornam CEOs das próprias marcas.
📌 Presentear a “it bag” da sua marca para muitos influenciadores pode acabar desinfluenciando consumidores de realmente comprá-la. Depois de fazer uma rápida pesquisa informal, a escritora Alyssa Vingan, do The New Garde, descobriu que 62% disseram que ver uma bolsa sendo promovida em excesso por influenciadores os faria querer comprá-la menos.



📌 Como exatamente Joe Rogan e Logan Paul influenciaram as eleições? A Bloomberg publicou um relatório detalhado sobre o conteúdo político em podcasts e como ele contribuiu para a vitória do presidente Trump.
📌 O Substack anunciou um fundo de US$ 20 milhões chamado "Creator Accelerator Fund" para incentivar criadores de outras plataformas como o TikTok a migrarem para o Substack.
🎙️Campanhas que os marketeiros amaram
💜 Manu Gavassi + Nubank. A influencer recriou o cenário de Friends, fazendo referência a essa campanha da marca, nessa nova publi que ficou mais parecida com um roteiro de cinema.
🎬 Ruptura / Severance (AppleTV+). Essa série tem tudo: Uma das ações de divulgação mais geniais dos últimos tempos, à la BBB na Casa de Vidro; E a construção de uma atmosfera fod* — desde os móveis sem época definida e cômodos desproporcionais, a estética da série traz um sentimento de que algo está errado, mesmo tudo estando simétrico e organizado. A real chef's kiss 🤌
🍫 20 anos sem comer chocolate. Gracyanne Barbosa, musa fit e participante desse BBB, comeu um chocolate da Nestlé ao vivo após 2 décadas sem experimentar. Será que foi espontâneo e eficiente ou comprado e forçado?
💛 weekly obsessions 💛




🏠 Decoração da casa do Maurício Arruda
😶🌫️ “Evening Wellness Routine” dessa querida — dos mesmos criadores do "banho premium”.
💪 Creatina em Gummies da Guday, da milionária Manu Cit.
O livro “O Poder dos Quietos” da Susan Cain,
Novas cores do Gazelle que chegaram no site da Adidas.
Por hoje é isso.
Beijos e até a próxima 👋
que bom ter você por aqui!!! já animada pra receber a próxima! 🥰
Amei, Gabi! Esperando a próxima já! ✨